A cerveja movimenta milhares de reais em diversos países, e segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (SINDICERV), o Brasil é o terceiro maior fabricante mundial do produto, com 13,3 bilhões de litros produzidos, perdendo apenas para China e Estados Unidos. Um mercado em constante ascensão, a indústria cervejeira gerou R$ 77 bilhões em faturamento, sendo equivalente a 2% do PIB.
Por isso, a Catálise Jr. veio apresentar a você mais informações sobre essa bebida tão promissora.
Sendo consumida há anos pela humanidade, ela recebeu diversas variações de acordo com os países e regiões de produção. Como base, toda cerveja apresenta os seguintes ingredientes: água, cereais maltados ou in natura, lúpulo (traz amargor e aroma) e, por fim, as leveduras (responsáveis pela fermentação). Assim, além desses componentes, podem ser adicionados outros que vão influenciar no produto final.
As cervejas são categorizadas em famílias, escolas e estilos. De forma breve, as quatro escolas se referem aos países onde se originaram os estilos de cerveja, sendo referências no mercado, são elas: a escola inglesa, belga, alemã e americana.
As três famílias de cerveja se relacionam ao tipo de fermento utilizado, sendo as principais: Lager, cervejas de baixa fermentação (ex. Pilsen, American Lager, Vienna) e Ale, cervejas de alta fermentação (ex. IPA, Porter, Pale Ale). Por fim, nas famílias temos os estilos de cerveja, estes envolvem os 3 níveis (escolas, famílias e estilos), exemplificando: O estilo Pilsen pertence a família Lager na escola Alemã.
Venha entender com mais detalhes alguns dos tipos de cerveja:
American Lager
São o tipo ideal para quem está começando a beber cerveja. Tem como características sabor leve, refrescante, coloração dourada e notas de malte suaves. São exemplos no mercado: Heineken, Itaipava, Skol e Brahma.
Stout
São originalmente da escola inglesa, têm sub-estilos que vão das mais doces, Sweet Stouts, às mais secas, Dry Stout. Têm como características: aromas e sabores de cacau e café, coloração marrom escura e espuma cremosa. Harmonizam bem com sobremesas à base de chocolate. São exemplos no mercado: Guinness, Baden Baden Stout, Tupiniquim Manjar dos Deuses e Colorado Guanabara.
Pilsen
Pertencem à família Lager, tem como característica sabor suave, baixo amargor e coloração levemente dourada. Seu diferencial são as notas florais de lúpulos que se misturam com o malte. Harmoniza bem com nozes, castanhas ou queijos leves. São exemplos no mercado: Império Pilsen, Eisenbahn Pilsen e Patagonia Bohemian Pilsener.
Gostou de entender um pouco mais sobre a cerveja? A Catálise Jr. pode te ajudar a aprimorar, regulamentar ou até mesmo iniciar a sua produção cervejeira! Entre em contato conosco e agende sua reunião diagnóstica gratuita!