Por que fazer análise microbiológica em alimentos?
O controle de qualidade através da análise microbiológica de alimentos é uma ferramenta que auxilia a manutenção e a melhoria da qualidade dos alimentos, tanto nos aspectos sensoriais quanto no âmbito da segurança, podendo ser um ótimo indicativo das condições de armazenamento, processamento e distribuição.
As análises microbiológicas são necessárias para que se possa obter informações sobre as condições higiênicas e sanitárias durante os diversos processos dentro de uma produção, além de ser utilizada para a determinação do tempo de prateleira de diversos alimentos.
Os resultados das análises microbiológicas são capazes de fornecer informações como as contaminações nos alimentos, quais os microrganismos estão envolvidos e sua quantidade, possibilitando a elaboração de estratégias para controle ou eliminação dos mesmos.
As análises microbiológicas também atendem a legislações específicas, que são utilizadas como referência para cada análise, trazendo os diversos tipos de alimentos e o padrão microbiológico a ser seguido pelos fabricantes de alimentos
Como podem ser feitas as análises?
As análises microbiológicas podem ser feitas durante todo o processo de fabricação, servindo como uma forma de prevenção e controle frente as contaminações.
O controle de qualidade de alimentos através das análises microbiológicas vem cada vez mais se tornando uma busca constante de aprimoramento para que possam ser oferecidas matérias primas e produtos alimentícios com qualidade e segurança aos consumidores finais
Possui alguma produção e deseja verificar como está a microbiota de seu alimento ou se há contaminações em seu processo, a Catálise Júnior pode te ajudar! Entre em contato conosco e juntos encontraremos a melhor solução!