Cada vez mais o mercado brasileiro de produtos de perfumaria e cosméticos vem crescendo, mostrando-se resistente até mesmo as crises globais. Como o quarto maior consumidor de produtos de higiene e beleza do mundo inteiro, as oportunidades de investimentos são multiplas nesse setor.
Tipos de cosméticos
Devido a constante demanda por inovação em cosméticos, este setor da indústria é a segunda maior área de investimento em pesquisa de novos produtos. Assim, para ser relevante no mercado, é necessário ter conhecimento sobre os diferentes tipos de cosméticos e suas devidas características para saber em quais focar.
Produtos de grau 1
Produtos de grau 1 são os que apresentam a menor probabilidade de ocorrência de efeitos colaterais e indesejáveis nos consumidores, pois apresentam características mais elementares. Assim, não é exigido que o cosmético apresente comprovada eficácia. Maquiagens se ação fotoprotetora e produtos de banho são enquadrados nesse grupo.
Produtos de grau 2
Os produtos que atestam alguma eficácia ou que visam alterar o funcionamento normal do organismo ou que são destinados a grupos sensíveis como idosos e crianças, são considerados como grau 2. Alguns exemplos de produtos desse nicho envolve cremes que atestam algum nível de proteção contra raios de sol, antitranspirantes e repelentes.
Busca por sustendabilidade
A procura por cosméticos que são produzidos de forma a oferecer a mínima agressão possível ao meio ambiente tem se tornado cada vez mais forte, como visto com o surgimento de diversas embalagens recicláveis e as constantes campanhas de grandes empresas enfatizando seu uso sustentável da água.
Foco em produtos orgânicos e naturais
Uma das maiores tendências recentes são provenientes da “Beleza Natural”, que englobam cosméticos que em sua formulação apresentam majoritariamente componentes orgânicos, com o uso mínimo ou quase nulo de compostos sintéticos. Além disso, produtos que carregam como slogan o não uso de testes animais ou que tem em sua composição o uso reduzido de fontes animais está crescendo cada vez mais, devido a crescente preocupação dos consumidores em relação aos impactos gerados em toda a linha de produção dos produtos que consomem. Por essas características são denominados de cosméticos naturais, orgânicos e veganos.
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