Atualmente milhares de pessoas pelo mundo estão tomando consciência ambiental e buscando por produtos que representam ideais sustentáveis e veganos. Por definição da Vegan Society, o veganismo é ‘’ a escolha de buscar excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais – seja na alimentação, no vestuário ou em outras esferas do consumo’’.
Assim sendo, os produtos cosméticos também estão se adaptando para essa crescente tendência da população. Para uma melhor segurança dos consumidores, há órgãos nacionais e internacionais que padronizam processos, monitoram e certificam empresas que buscam obter o selo vegano.
Entre as certificadoras, destaca-se a Vegan Trademark e a Sociedade Vegetariana Brasileira. Apesar de terem algumas especificidades exigidas para certificar uma marca, elas definem em comum que um cosmético vegano:
Não deve conter nenhum ingrediente de origem animal;
O produto e seus ingredientes não devem ter sido testados em animais;
Organismos geneticamente modificados não devem envolver genes animais.
Visando elucidar esse tema, trouxemos 5 componentes que uma formulação com selo vegano não deve ter:
Colágeno
A obtenção de colágeno é através de produtos animais, como raspa de couro bovino. Mas existem opções veganas com precursores de colágeno.
Glicerina de origem animal
A glicerina produzido através de uma reação entre gordura animal/ vegetal / sintética com um agente alcalino. É proibido usar glicerina obtida de sebo animal e banha de porco. Entretanto, é possível substituí-la por um glicerina vegetal, obtida através de óleos vegetais como o de palma, de babaçu, de buriti.
Ácido Hialurônico
Pode ser derivado de animais, bactérias ou plantas. O primeiro é extraído das articulações e globos oculares de vaca, ou seja, envolve extrema crueldade animal. Os derivados de bactérias podem ou não envolver crueldade animal. A melhor opção cruelty- free é o ácido hialurônico derivado de plantas.
Queratina
A queratina pode ser animal ou vegetal. A primeira é obtida de pele, pelos e chifres de animais.