Catálisejr

Cosméticos: selos e certificados

Selos e certificados para cosméticos

Cada vez mais o mercado consumidor tem buscado fazer escolhas conscientes em relação aos cosméticos que serão incluídos em sua rotina. Devido a isso, os cosméticos naturais, veganos e orgânicos tornaram-se opções cada vez mais populares.

Para garantir a qualidade desses produtos, muitas marcas investem em selos ou certificados. Esses, são uma maneira de se destacar no mercado e assegurar o cliente que aquele produto realmente tem todas as características descritas.

O que é um selo ou certificado?

Embora o mercado de cosméticos sustentáveis tenha crescido muito nos últimos anos, ele ainda é algo recente. Devido a isso, a maioria dos países não possui nenhuma legislação específica para classificação destes.

Sendo assim, algumas organizações elaboraram selos ou certificados para garantir que aquele produto é sustentável e não apenas utiliza o nome de “cosmético natural” ou “cosmético vegano” porque está em alta no mercado.

Logo, essas instituições estabelecem algumas diretrizes sobre as variedades de cosméticos, e aqueles produtos que atendem tais requisitos recebem a certificação.

Qual selo devo escolher?

A quantidade de certificações existentes é imensa. Alguns existem para padronizar a formulação em si, outros a embalagem. Sendo assim, primeiro é preciso entender qual o diferencial do seu produto.

Além disso, é necessário conhecer as proporções dos ingredientes utilizados e em qual mercado deseja comercializá-lo – internacional ou apenas nacional – para fazer a melhor escolha possível.

Quais as possibilidades de selos?

Para cosméticos orgânicos ou naturais, os principais selos utilizados são aqueles oferecidos pelo IBD, NATRUE ou Ecocert.

IBD é a maior certificadora da América Latina e possui um acordo mútuo com a NATRUE, associação internacional que busca padronizar o desenvolvimento de cosméticos naturais e orgânicos. Suas diretrizes abordam desde  as matérias primas utilizadas até a fabricação do produto final. Os requisitos são similares, porém, para produtos vendidos apenas nacionalmente, é utilizado o selo do IBD.

A Ecocert é uma certificadora francesa que possui reconhecimento internacional. Assim como o IBD/NATRUE eles também possuem regulamentações que abordam os ingredientes e a fabricação do produto.

Já para cosméticos veganos geralmente são utilizados os selos da SVB ou da PETA.

Selo Vegano, da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), possui reconhecimento nacional e é atribuído a cosméticos que são isentos de ingredientes de origem animal e cuja empresa que o produziu e os fabricantes de seus ingredientes não realizam testes em animais.

Já a PETA – People for Ethical Treatment of Animals – é uma organização americana e seu selo “Approved Vegan” possui reconhecimento internacional. Este selo é equivalente ao Selo Vegano, oferecido pela SVB.

Vale ressaltar que, para obtenção de qualquer um desses, o cosmético deve estar registrado na ANVISA.

Tem interesse no mundo dos cosméticos? A Catálise Jr. pode te ajudar! Oferecemos desde formulações teóricas até mesmo auxílio para registro do seu produto. Entre em contato conosco para saber mais!