O mercado de cosméticos é um dos que mais vêm evoluindo no decorrer dos anos, prova disso é a grande quantidade de marcas e produtos que têm surgido nesse ramo. Entretanto, muitos desses produtos possuem em suas fórmulas diversos componentes em comum, os quais são responsáveis por garantir que o composto final tenha o efeito desejado e não apresente mudanças inesperadas. Pensando nisso, a Catálise Jr trouxe algumas classes das substâncias mais utilizadas na produção de cosméticos e itens de perfumaria:
Emolientes:
São responsáveis por criar uma barreira protetora na pele, fazendo com que a perda de líquidos seja retardada, promovendo maior umidade no interior das células e suavizando a camada mais superficial da pele. É muito utilizado no preparo de cremes e fórmulas condicionantes, muitas vezes na forma de óleos vegetais, como o ômega 3.
Umectantes:
São compostos hidrofílicos, que ajudam a manter a hidratação natural da pele atraindo moléculas de água. Também são utilizados para melhorar a consistência do produto, impedindo que o mesmo se cristalize e mantenha a uniformidade. Entre os mais conhecidos podemos citar: a glicerina, aloe vera e o pantenol, encontrados principalmente em hidratantes.
Antioxidantes:
Substâncias que inibem o processo de oxidação de componentes orgânicos da fórmula, impedindo a rancificação. Além disso, são utilizados por sua capacidade de neutralizar os radicais livres e proteger a pele contra a desidratação e a inflamação, retardando os sinais de envelhecimento. Entre os mais utilizados podemos citar: vitamina A, vitamina C e vitamina E, encontrados principalmente em hidratantes, cremes e maquiagens
Tensoativos:
Também conhecidos como surfactantes, são moléculas que possuem grande afinidade por óleos, gorduras e superfícies de soluções com sólidos, mas também podem interagir com substâncias polares, como a água, atuando como hidrofílicos e lipofílicos .Uma importante característica dessa classe de compostos é a sua capacidade de reduzir a tensão superficial, permitindo a formação de emulsões e suspensões, sendo amplamente utilizados como agentes de limpeza e reguladores de viscosidade em xampus, cremes e loções. Alguns exemplos são: Lauril Éter Sulfato de Sódio, Cocoamidopropil Amina Óxida e Cloreto de Cetrimônio
Tem interesse em desenvolver uma fórmula cosmética de qualidade e com bom custo-benefício? A Catálise Jr pode te ajudar! Entre em contato conosco e agende uma reunião diagnóstica!