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Melhoria Contínua: o que é e por que utilizá-la?

Quais os objetivos da melhoria contínua?

A melhoria contínua é a prática adotada por diversas empresas visando aprimorar seus resultados e torná-los mais eficientes, sejam eles em produtos, processos internos ou serviços.

Trata-se de um processo cíclico e infinito, afinal, sempre há oportunidades para melhoria. Esse processo envolve foco, avaliação, padronização e conhecimento técnico. Assim, para garantir o sucesso do processo são utilizadas variadas metodologias e boas práticas organizacionais.

Entretanto, é necessário apontar que a melhoria contínua além de alterar os processos, também visa alterar a cultura da empresa. Essa é uma filosofia de negócios, ou seja, deve estar inserida em todos os níveis da empresa, independente de sua posição hierárquica.

Quais são os benefícios da melhoria contínua?

As mudanças proporcionadas pela melhoria contínua visam trazer benefícios gerais, envolvendo todas as áreas da empresa. Assim, é possível garantir que ocorre  aprimoramento da qualidade de todo o processo de produção.

Devido a esse aprimoramento dos processos e/ou serviços, são gerados inúmeros benefícios. Dentre os mais notáveis estão a redução de custos, e consequentemente, o aumento da lucratividade.

Além disso, essa também garante o aumento da qualidade do serviço entregue, o que acarreta no aumento da satisfação dos clientes.

Assim, é possível concluir que a aplicação de metodologias de melhoria contínua são capazes de melhorar não só a organização interna, como também aumentar o lucro e a qualidade.

Como ela é aplicada?

Para aplicar a melhoria contínua na sua empresa, podem ser utilizadas inúmeras técnicas e metodologias. O importante é identificar o que funciona melhor para o seu tipo de produção, e que haja constância na sua aplicação.

Dentre elas, é possível citar algumas como Lean Manufacturing, Lean 6 Sigma, Ferramentas da Qualidade, e PDCA.

As metodologias Lean – Manufacturing e 6 Sigma – são algumas das mais utilizadas no mundo. A maioria das grandes empresas adotou ambas para aplicação da melhoria contínua.

As ferramentas da qualidade – como 5S e 5W2H – são essenciais para elaborar planos de ação de fácil compreensão. Elas são úteis para identificar a causa dos problemas e propor soluções rápidas e eficientes.

Já o PDCA é um método interativo composto de quatro etapas – Plan, Do, Check e Act. Essas compõem o ciclo de melhoria, e deve ser contínuo dentro da empresa.

Entretanto, é válido reforçar que a aplicabilidade da melhoria contínua só é de fato eficaz quando se tem um agente de mudança apto a multiplicar esta transformação, envolvendo e desenvolvendo pessoas. Caso tenha interesse, entre em contato conosco! Podemos auxiliar com a aplicação desse processo na sua empresa.