Catálisejr

Low poo e no poo: quais as diferenças?

Tanto Low Poo quanto No Poo são métodos de cuidados com cabelos criados por Lorraine Massey,  uma das co-criadoras da Deva Curl, uma marca pioneira no assunto. De maneira geral, as duas técnicas são voltadas para cabelos cacheados, crespos e quimicamente tratados, que são naturalmente mais secos, pois não utilizam substâncias agressivas que retiram a oleosidade dos fios e os deixam ressecados. 

Nessas técnicas é proibido o uso de sulfatos/surfactantessilicones insolúveis e derivados de petróleo (como óleo mineral, parafina e vaselina).  Os motivos que levam a essa proibição são:

  • Os surfactantes são agentes de limpeza agressivos, que retiram a maioria da oleosidade natural dos fios. Consequentemente, o uso dos sulfatos leva a um maior ressecamento do cabelo; 

  • Os silicones insolúveis são usados em fórmulas para dar brilho aos fios mas podem, ao longo do tempo, se acumular e deixar resíduos no cabelo. Com isso, é preciso de surfactantes para retirar os remanescentes; 

  • Os derivados de petróleo, assim como o silicone, são usados com o objetivo de proporcionar maior brilho ao cabelo, mas com o seu uso cria-se uma película que impede o cabelo de absorver nutrientes. Precisa-se de surfactantes para remover tal empecilho; 

A diferença entre os dois métodos é que o Low Poo usa de shampoos com compostos mais leves, que não agridem tanto os fios como os surfactantes. Eles limpam o cabelo e fazem menos espuma. Já o No Poo, substitui a lavagem com shampoo por co-wash (o condicionador é usado para limpar os fios). 

Visando cabelos mais brilhantes, macios e com menos frios pode-se usar agentes de limpeza mais suaves, como Cocabetaine, Cocamidopropyl Betaine e Disodium Sulfolaurate. Também pode-se usar alguns silicones solúveis como Dimethicone, Dimethiconol e vinil Dimethicone. 

Se interessou sobre o assunto? A Catálise Jr. oferece o serviço de formulações teóricas de shampoos low poo e outros produtos capilares. Além disso, faz melhorias de formulações cosméticas.  Entre em contato e agende uma reunião diagnóstica gratuita!