É inegável o quanto a indústria cosmética tem crescido e ganhado um peso considerável no mercado, entretanto, as embalagens cosméticas, um dos pilares mais importantes dessa indústria, ainda não possuem o reconhecimento necessário.
A primeira impressão do produto e as primeiras informações tem origem da sua embalagem, a partir disso é possível ir construindo sua importância no mercado, além de suas funções estéticas, as embalagens possuem como principais objetivos:
A diferença que uma boa embalagem causa no momento de venda é impactante, isso pode ser afirmado pela maior facilidade de manuseio até as instruções presentes de maneira clara na embalagem, funcionando como gatilho para a compra dos produtos.
Em contrapartida, um produto que não possui uma embalagem que cumpre com os requisitos necessários para ser considerada ideal, dentro do que já foi dito anteriormente, acaba criando, de maneira indireta, uma desconexão com o cliente.
Além do mais, as embalagens cosméticas têm ganhado grande repercussão devido à preocupação com o meio ambiente, a qual vem crescendo cada vez mais nos dias atuais. A embalagem pode ser sustentável, ganhando maiores olhares do público, a embalagem também é local de selos que informam o cliente e informações de ocasiões especiais (datas especiais, promoções, linhas limitadas, etc.).