Catálisejr

Cosmetologia Alternativa

Nem sempre temos à nossa disposição produtos desenvolvidos especialmente com finalidade estética. No entanto, existem diversos produtos que costumamos utilizar em nosso dia a dia, como no preparo de alimentos, que podem ter propriedades valiosas para a cosmetologia e para os nossos cuidados estéticos! Ficou curioso para entender mais a respeito dos tratamentos alternativos utilizando produtos não convencionais na área da beleza?



Aqui estão alguns exemplos que podem te tornar, naturalmente, uma pessoa cada vez mais glamourosa!

Babosa:

A Babosa, também conhecida como Aloe Vera, é uma das principais opções de produtos naturais para proporcionar hidratação ao nosso cabelo e pele. Isso porque, essa planta é rica em diversos nutrientes, como as vitaminas B, C e E, além de possuir enzimas que atuam na remoção de células mortas. Por esse mesmo motivo, ela pode atuar na eliminação da caspa e limpeza profunda da pele. Além disso, por apresentar propriedades relacionadas à produção de colágeno, ela pode auxiliar no combate à queda de cabelo e ao tratamento de rugas.

Óleo de Coco:

O óleo de coco é um alimento rico em vitaminas lipossolúveis, que atuam no controle do colesterol, ou seja, apresenta propriedades anti-inflamatórias e antitrombóticas. Além desses benefícios, ele é amplamente utilizado como tratamento natural, devido às suas propriedades nutritivas e alta concentração de antioxidantes, que podem contribuir com hidratação da pele e fios de cabelo, bem como auxiliar no combate à queda de cabelo e às rugas.

Azeite:

O azeite de oliva possui uma série de propriedades interessantes, como a presença de antioxidantes, capacidade de hidratação e propriedades anti-inflamatórias, o que faz com que esse produto promova uma intensa hidratação na pele e nos cabelos, minimizando o aparecimento de linhas de expressão no rosto e evitando o ressecamento dos fios.

Limão:

O limão possui ácido cítrico em sua composição, o que confere a ele a capacidade de clarear manchas na pele, além de ser rico em vitamina C, que estimula a síntese do colágeno, o qual atua reduzindo as linhas de expressão e garantindo maior elasticidade à pele. Entretanto, essa fruta deve ser manuseada em locais afastados de luz solar, pois em sua composição tem-se substâncias que absorvem muita radiação solar, então podem causar queimaduras. 

Mel:

O mel possui alta capacidade nutricional, visto que vitaminas do complexo B, C e E, conjuntamente de minerais, estão presentes na substância. Ele atua na limpeza profunda, pois é um antibacteriano natural, assim remove impurezas da pele. Funciona, também, como hidratante para pele, devido à moléculas de açúcar presentes no produto, que atuam como umectantes naturais e emolientes e, dessa forma, mantêm o nível de água da pele. Além disso, diminui o aparecimento de acne, reduz linhas de envelhecimento e atua na otimização de cicatrização na pele, pois é um anti-inflamatório natural. Já no âmbito das madeixas capilares, o mel, devido a sua riqueza em sais minerais e aminoácidos, promove a reparação e reconstrução dos fios de cabelo.

Mel:

O iogurte natural é utilizado em cabelos, a fim de torná-los mais simples de pentear, além de diminuir o frizz, grande inimigo de muitas pessoas! Suas proteínas são ótimas para o crescimento dos fios e também repara cabelos ressecados e danificados. Além disso, reduz a caspa e a coceira do couro cabeludo. Para a pele, o iogurte funciona como um cosmético natural, pois é composto de ácido lático, o que promove hidratação da cútis e combate danos causados pela poluição e resíduos cosméticos, o que previne o envelhecimento da pele. Ademais, esse produto auxilia na cicatrização e no controle da derme.

Dessa forma, percebe-se que essas alternativas apresentadas possuem propriedades muito valiosas para aprimorar os cuidados com o corpo e com os fios. Quando combinados com outras substâncias, esses atributos podem ser usados para a criação de formulações cosméticas muito poderosas e nutritivas, e que são de grande interesse para o mercado. Interessou-se por essas opções alternativas ou deseja desenvolver uma formulação com algum desses princípios ativos comentados? Entre em contato conosco e agende uma reunião diagnóstica gratuita.