Catálisejr

Quais são os benefícios do mel?

O mel é um produto natural obtido a partir do néctar das flores e de excreções da abelha. Além de ser um ótimo adoçante natural, esse produto apresenta propriedades curativas, digestivas e energéticas e possui diferentes tipos.

Trata-se de um alimento funcional que exerce atividade prebiótica e tem como efeito, a regulação do trânsito intestinal, regulação da pressão arterial, redução do risco de câncer e dos níveis de colesterol.

Em 2008, comparando-o com a sacarose, com o açúcar extraído da cana-de-açúcar ou da beterraba, os autores de um estudo científico identificaram efeitos positivos do mel no equilíbrio da glicose, do colesterol e do triacilglicerol, os triglicerídeos formados pela união de três ácidos gordos da cadeia lateral de glicerol.

Além disso, com base em um teste conduzido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, o mel age contra sintomas de resfriado como tosse e dor de garganta. A partir dos resultados de catorze pesquisas que envolveram mais de 1 .700 pessoas. O levantamento mostrou ainda que as bactérias não criam resistência ao mel, o que é um grande benefício perante os antibióticos.

O poder bactericida do mel, também está aliado às suas virtudes laxativas, melhorando significativamente o trânsito intestinal. Ao mesmo tempo, é apontado, por especialistas nacionais e internacionais, como um excelente tonificante dos músculos, dos tecidos cutâneos, dos nervos e de vários órgãos.  

Sendo assim, é possível descrever o mel como um alimento funcional com diversos benefícios que exerce a atividade prebiótica e tem como efeito, a regulação do trânsito intestinal, regulação da pressão arterial, redução do risco de câncer e dos níveis de colesterol.

Tem uma produção de mel e quer melhorar seus resultados? entre em contato conosco! A Catálise Júnior pode te auxiliar do começo ao fim!