O Brasil, sendo um dos países mais populosos do mundo, produz uma enorme quantidade de resíduos. Segundo a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), o Brasil gera aproximadamente 37 milhões de toneladas de resíduo orgânico a cada ano, do qual apenas 1% é reaproveitado.
Quanto aos resíduos sólidos urbanos, segundo o relatório da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) de 2018, cerca de 79 milhões de toneladas foram gerados pelo país, mas apenas 3% desse volume foi efetivamente reciclado, uma porcentagem bem abaixo do seu potencial.
Assim, o Brasil possui enorme potencial para melhorar o gerenciamento dos resíduos, isso reflete também o perfil dos consumidores que estão cada vez mais priorizando empresas mais sustentáveis.
Por isso, a Catálise Jr. trouxe algumas sugestões para reutilizar resíduos da melhor maneira possível:
É um equipamento com a função de acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica com auxílio de bactérias anaeróbicas. A biodigestão é um processo sustentável já que reaproveita o resíduo orgânico, produzindo fertilizantes e biogás.
A compostagem é capaz de acelerar a decomposição de matéria orgânica através da ação de fungos e bactérias, gerando como produto um adubo nutritivo. Essa técnica tem finalidade de diminuir a quantidade de lixo, principalmente orgânico, e reduzir os impactos da poluição ambiental.
Esse plano, também conhecido como PGRS, é um documento que foi estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos de 2010 que tem como objetivo fazer com as empresas alcancem um menor impacto ambiental.
O PGRS atua ajudando as empresas a identificarem processos que estão gerando desperdícios, os locais onde cada tipo de resíduo está sendo gerado e quais deles podem ser reciclados ou reutilizados. Dessa forma, esse documento é interessante não apenas para empresas, mas também para farmácias, órgãos públicos e hospitais.
Tem interesse em reutilizar seus resíduos, ajudar o meio ambiente e ainda aumentar seu lucro? A Catálise Jr pode te ajudar! Entre em contato conosco e agende uma reunião diagnóstica!