Todo alimento possui um tempo de vida útil, causado por microorganismos presentes nos alimentos que causam mudanças indesejáveis na aparência, textura e produzindo odores e sabores desagradáveis. Para a comercialização de qualquer tipo de alimento, é necessário conhecer o seu tempo de vida útil. Mas por quê aumentar esse prazo de validade?
Para um produtor de alimentos, é muito importante que seus produtos possuam uma data de validade alongada. Com um maior tempo de vida útil de seu produto, maior é a duração do produto em prateleiras e armários, aumentando a satisfação do cliente e a probabilidade da distância passível da comercialização do produto.
Mas como fazer para aumentar a vida útil de seu produto alimentício por um período maior?
Os métodos utilizados para aumentar o tempo de validade do alimento são dependentes do tipo de alimento e de sua composição, sendo utilizados a partir de sua necessidade e do tempo que deseja prolongar.
Como exemplo, são utilizados alguns desses métodos:
– O desenvolvimento ou a escolha de embalagens ideais para o produto;
– A adição de aditivos conservadores na fabricação do produto;
– A utilização de um Manual de Boas Práticas de Fabricação (MBPF) que mantém a qualidade do produto e de toda a produção.
Desse modo, investir em métodos de conservação de alimentos pode trazer menores desperdícios para o produto e um aumento em escala no mercado, conquistando novos nichos resultando em maiores lucros. Além de uma maior qualidade e segurança em seu produto.
Tem interesse em aumentar a vida útil de seu produto alimentício trazendo maior qualidade e segurança para o seu produto e para seu cliente final? A Catálise Jr pode te ajudar! Entre em contato conosco e agende uma reunião diagnóstica!
Sendo um setor com uma constante demanda de inovação e qualidade, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável por regularizar a produção e comercialização de produtos cosméticos no território brasileiro.
Sabendo que para os produtores de cosméticos possam legalmente agregar no bem estar e na autoestima de seus consumidores é necessário registro de cosméticos, nós trouxemos 5 motivos para se regularizar:
Ao legalizar sua produção, o produtor estará de acordo com os padrões estabelecidos pela legislação vigente e não correrá o risco de autos de infração, multas e ter o seu local de produção fechado.
No mundo virtual, as primeiras impressões são as mais importantes e duradouras. O conhecimento de que a produção de determinada empresa é legal e está de acordo com padrões técnicos estabelecidos por lei, pode ser decisivo para um consumidor confiar em uma marca.
A Anvisa estabelece critérios e requisitos técnicos, visando a segurança da população. Assim, ao ser regularizada, a produção estará de acordo com os padrões sanitários, evitando que o consumidor seja lesado.
Por ser um mercado de oportunidades, há um inchaço da produção de produtos cosméticos. Ser regularizada pode ser um diferencial para uma marca e levar a uma maior credibilidade nesse setor.
Por fim, e não menos importante, querer se regularizar e estabelecer padrões sanitários adequados à produção, demonstra um grande zelo ao bem estar dos consumidores. Buscar estar de acordo com a ciência e as autoridades no assunto, mostra ao público alvo que a marca preza por sua segurança.
Se você se interessou e quer regularizar sua produção, a Catálise Junior pode te ajudar! Com o auxílio de professores especialistas da área, oferecemos consultoria para registro de cosméticos. Entre em contato conosco.