O mercado nacional de maquiagens é um setor dinâmico e em constante crescimento dentro da indústria da beleza no Brasil. Maquiagem é uma forma de expressão pessoal e autoestima para muitas pessoas, tornando-se uma parte essencial da rotina diária de cuidados com a beleza. Neste contexto, o mercado nacional de maquiagens tem experimentado um crescimento notável ao longo dos anos.
No Brasil, várias marcas nacionais desempenham papéis significativos e têm impacto considerável, sendo algumas delas Natura, O Boticário, Vult, Dailus, Avon, e muitas outras. No entanto, o mercado de maquiagem é altamente competitivo, e as marcas nacionais muitas vezes competem com marcas internacionais bem estabelecidas. Além disso, com a chegada de mudanças nos padrões de consumo e na demanda por produtos de maquiagem diversas marcas de maquiagem começaram a surgir, principalmente as marcas independentes, como Boca Beauty, FRAN, entre outras.
Com o advento da internet e a popularização das influenciadoras digitais do ramo da maquiagem, marcas como a da Bianca Andrade se tornaram febre e, ao se inovarem e adaptarem às tendências e às necessidades dos consumidores, conquistaram um espaço sólido no mercado. Dessa forma, abriu-se espaço para que mais influenciadoras consigam empreender nesse ramo da maquiagem, podendo utilizar de sua influência, estratégia de marketing e qualidade dos produtos, inovação para conseguir seu papel dentro do mercado.
Em suma, à medida que os consumidores buscam produtos de qualidade, diversidade e sustentabilidade, as empresas continuam a inovar para atender a essas demandas em constante mudança, e é nesse contexto que empresas independentes vão se tornando cada vez mais importantes e influentes.