As análises na indústria alimentícia são essenciais para garantir a qualidade e segurança dos produtos alimentares. Elas envolvem uma série de testes e procedimentos padrões estabelecidos para verificar a presença de contaminantes, a composição nutricional, a autenticidade dos ingredientes, entre outros fatores. Para isso, a indústria alimentícia passa por análise microbiológica, físico-química, alérgenos e de embalagens.
Tem como objetivo detectar a presença de micro-organismos patogênicos (como Salmonella, E. coli, Listeria) que possam causar doenças alimentares. Essa análise pode ser realizada através de testes de cultura microbiológica e por PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) para identificação rápida de patógenos.
Tem como objetivo determinar características físicas e químicas dos alimentos, como pH, umidade, teor de gordura, proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e fibras. Realizado para garantir que os produtos atendam às especificações nutricionais e padrões regulatórios, descritos na rotulagem de nutrientes. Realizado com o uso de equipamentos como espectrofotômetros, cromatógrafos (Cromatografia Líquida de Alta Eficiência – HPLC) e técnicas de espectrometria de massa.
Nos alimentos é de extrema importância identificar contaminantes químicos (pesticidas, metais pesados, resíduos de medicamentos veterinários) ou físicos (fragmentos de vidro, plástico, metais) para evitar que essas substâncias sejam consumidas causando efeitos prejudiciais à saúde. Essa análise é realizada por técnicas como a cromatografia acoplada à espectrometria de massa
Para garantir a segurança do consumo é necessário verificar a presença de alérgenos comuns (como glúten, lactose, amendoim, frutos do mar) em alimentos. Análises realizadas pelo teste de ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay) para detectar a presença de proteínas alergênicas. A presença desses componentes alergênicos deve ser destacada no rótulo dos alimentos.
Tem como objetivo determinar o prazo de validade e a estabilidade dos alimentos ao longo do tempo, considerando fatores como deterioração microbiana, rancificação de gorduras ou alterações físicas e químicas. Essa análise pode ser realizada por testes acelerados de vida útil que simulam as condições de armazenamento para prever a durabilidade dos alimentos. Esse procedimento garante que os alimentos permaneçam em conformidade com as especificações de qualidade durante todo o período de validade.
Verifica-se se os ingredientes são genuínos e se não houve substituições fraudulentas (como a adulteração de azeite de oliva com óleos mais baratos). Os métodos utilizados para tal análise consiste em Técnicas de DNA (como DNA barcoding) e análise isotópica são usadas para garantir a autenticidade de produtos de origem animal e vegetal. Essa análise deve ser realizada para proteger os consumidores contra fraudes alimentares e garantir a transparência e veracidade das informações.
Um exemplo recente na mídia brasileira foi a análise de conformidade de diversas marcas que comercializam creatina, a Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) realizou um ranking geral de análises da creatina e constatou inconformidade em 25 das marcas.
Realizada com o objetivo de avaliar se os materiais de embalagem são seguros e não transferem substâncias prejudiciais aos alimentos (migração de contaminantes). Essa análise é realizada por testes de migração em materiais de embalagem utilizando espectrometria ou cromatografia. Necessário para evitar a contaminação por produtos químicos da embalagem e garantir a segurança alimentar.
As análises na indústria alimentícia desempenham um papel crucial na proteção do consumidor e na preservação da reputação das empresas. As regulamentações que abrangem a indústria alimentícia se tornam cada vez mais rigorosas visando reduzir ao máximo as inconformidades encontradas nos produtos. Atraves de técnicas de análise avançadas, as empresas garantem a produção de alimentos seguros, de alta qualidade e conformes com as regulamentações, minimizando riscos e ganhando confiança no mercado.