My Blog

Benefícios dos Cosméticos Fermentados

Estabelecendo a união entre a tradição e a ciência, os cosméticos fermentados apareceram no mercado como uma ferramenta capaz de trazer inúmeras melhorias para o microbioma cutâneo. Essa característica ocorre devido às propriedades carregadas pelo processo de fermentação, uma prática milenar que possui grande valor à medicina e à alimentação. Assim, tem-se uma nova linha de cosméticos criada, a qual está ganhando cada vez mais popularidade entre os consumidores por otimizar as propriedades dos ingredientes e fornecer uma pele mais saudável.

O Processo de Fermentação:

A fermentação, de forma geral, é um processo metabólico em que se utiliza a ação de microrganismos para converter açúcares em ácido, álcool ou gás. Tratando dos cosméticos, a ideia central é a mesma, logo, serão utilizados, por exemplo, enzimas, bactérias e fungos para transformar ingredientes como plantas e óleos, em compostos menores. Essa quebra em pequenas partes faz com que os ativos sejam melhores absorvidos pela pele, de modo que sua potência e estabilidade também aumentem.

Quais os Benefícios?

A pergunta que pode ser feita, portanto, é: por que essa melhoria acontece? Nessa perspectiva, para entender o processo é importante explicar o que é o microbioma cutâneo. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, na pele humana habitam milhares de bactérias, fungos e vírus que formam o que é conhecido por microbioma. Sua função abrange a proteção do nosso organismo de doenças e demais questões como ressecamento e hipersensibilidade. Não somente, mas a ação dos microrganismos garantem o desenvolvimento de uma barreira de proteção, capaz de equilibrar o pH da pele e prevenir a aparição de germes patogênicos.

Unindo os conceitos descritos, a resposta para a pergunta é o fato dos ativos fermentados atuarem como ótimos aliados na proteção da barreira cutânea. Isso pois são responsáveis por guiar as bactérias boas para o microbioma, possibilitando o cuidado com a pele sem que o seu processo natural seja rompido. Logo, a eficiência do produto se torna otimizada, principalmente para as peles sensíveis que demandam maior cuidado.

Como resultado dessas características, pode-se mencionar três pilares que surgem como vantagens para quem decide abraçar os cosméticos fermentados. O primeiro é a melhoria da absorção devido ao menor tamanho dos ingredientes e maior reconhecimento deles pela pele; o segundo é a maior potência, uma vez que a fermentação auxilia na intensidade e eficácia dos antioxidantes e hidratantes, respectivamente; o terceiro é a ação probiótica, outro fator possibilitado pelo fortalecimento da barreira natural cutânea provocado pela fermentação.

Devido a esses pontos, têm-se outros como: evitar irritações e dermatites, controle do pH na estabilidade e ação nutritiva e hidratante. Não apenas para a pele, mas essa linha de cosméticos também possui como benefício a redução dos impactos ambientais, posto que reduzem a quantidade de insumos utilizados quando comparados à produção de ativos sem a fermentação. 

Assim, entende-se a quantidade de benefícios e a formação dos cosméticos fermentados, estes que podem ser encontrados em séruns, cremes hidratantes e essências fermentadas, as quais previnem o envelhecimento, garantem brilho e iluminação à pele. Entretanto, é importante entender que apesar dele ser aplicável a todos os tipos de pele, as necessidades específicas de cada uma devem ser atendidas