Catálisejr

Case de sucesso: programação de medicamento

Este projeto teve como objetivo fazer a programação de medicamentos oncoterápicos, bem como os correlatos necessários para sua administração, a fim de auxiliar a Pulso Jr. na elaboração das planilhas de fluxo de caixa e investimento inicial, necessárias para a abertura de uma nova clínica oncológica no estado do Rio de Janeiro.

A programação de medicamentos está inserida na gestão farmacêutica e tem como finalidade definir as quantidades de medicamentos que devem ser adquiridas para garantir o abastecimento adequado dentro de um determinado período de tempo. Sem a programação adequada, podem ocorrer perdas financeiras ou mesmo disponibilidade insuficiente, sendo fundamental a assistência farmacêutica.

Para realizar a programação existem alguns parâmetros, são eles: Consumo histórico, Perfil epidemiológico, Oferta de serviços e Consumo ajustado. Variam quanto à sua precisão e dados necessários.

  • Consumo histórico: requer dados de movimentação de estoques, demanda e obtenção de inventários de compra de pelo menos 12 meses.

  • Perfil epidemiológico: baseia-se principalmente nos dados de incidência da doença cujo medicamento correspondente se deseja quantificar.

  • Oferta de serviços: realiza-se uma estimativa da demanda de medicamentos baseado na oferta de tratamento da doença no serviço de saúde já existente.

  • Consumo ajustado: baseia-se na extrapolação de dados de aquisição e consumo dos serviços de saúde existentes na área ou em áreas semelhantes.

Para este projeto, foi selecionado o consumo ajustado, baseado no acesso aos dados e tempo disponível.

MÉTODO

Primeiramente foram levantados dados de uso da seleção de medicamentos, na tentativa de obtenção dos parâmetros a serem analisados. Devido a rigorosidade nas políticas de cada estabelecimento de saúde, houve dificuldade no levantamento dos dados, fazendo-se necessária uma adaptação no método para análise do consumo ajustado, realizando os devidos ajustes na escala para os cenários determinados na clínica oncológica do estado do Rio de Janeiro. Portanto, o procedimento clássico de consumo ajustado acabou sendo adaptado para esse projeto.

RESULTADOS

A partir dos cálculos desenvolvidos para o consumo ajustado de cada medicamento, obtivemos números quebrados que vieram a ser arredondados a critério da Pulso Jr., a fim de facilitar a compra dos medicamentos.

Muitos fatores interferiram no desenvolvimento do método. Os dois principais foram:

  • O tempo insuficiente;

  •  A seleção de medicamentos.

 O tempo insuficiente  resultou na obtenção de uma quantidade de dados abaixo do ideal, e muitos dos medicamentos indicados na seleção que nos foi passada não eram usados no estabelecimento de saúde que nos enviou os dados, o qual possui um grande fluxo de pacientes, impossibilitando o cálculo, concluindo que tais medicamentos têm probabilidade mínima de serem consumidos na clínica oncológica do estado do RJ.

CONCLUSÃO

O método desenvolvido foi o mais coerente para a situação em questão e nos possibilitou estimar o consumo dos medicamentos e seus correlatos, em 3 cenários diferentes (otimista, moderado e pessimista). Com esses dados foi possível estimar o fluxo de caixa e investimento inicial, necessárias para a abertura de uma nova clínica oncológica no estado do Rio de Janeiro.