Todas as pessoas possuem uma comunidade imensa de microrganismos que vivem em simbiose (relação benéfica) com o nosso organismo, e inclusive diversas dessas bactérias e fungos nos ajudam a proteger nosso organismo de ameaças externas, quando cada grupo está em sua proporção correta. Porém, caso esses microrganismos estejam em quantidades diferentes do ideal, pode favorecer o crescimento de microrganismos prejudiciais acarretando diversas doenças.
Infelizmente esses desequilíbrios podem ocorrer facilmente porque nossa microbiota fica exposta diretamente a influências externas, por exemplo: a mudanças de pH, umidade, oleosidade, temperatura, exposição à radiação UV, poluição e o uso de antibióticos.
Já foi comprovado que esses distúrbios na homeostase da barreira microbiológica, podem favorecer alergias de pele, acne, dermatite atópica, eczema, rosácea e até envelhecimento precoce. Por conta disso, atualmente, está ocorrendo diversas pesquisas para avaliar a interação entre os cosméticos e essas populações microbianas, onde dois principais tipos de cosméticos que estão ganhando destaque são os pré e pró bióticos.
Essas duas classificações de cosméticos, diferentemente dos tradicionais, focam em favorecer e regular a microbiota da pele.
Os cosméticos prebióticos são aqueles que possuem moléculas que induzem e modulam o crescimento dos microrganismos benéficos, essas substâncias normalmente são fibras não digeríveis, e muitas vezes provêm de frutas, vegetais e legumes. Sendo os mais comuns compostos de oligossacarídeos, como a inulina por exemplo.
Já os cosméticos probióticos, assim como os alimentos probióticos, possuem em sua composição microrganismos vivos para reestabelecer a proporção natural dos microrganismos benéficos necessários para o organismo.
Entretanto, no Brasil ainda não existe uma legislação específica ou que permita se utilizar microrganismos vivos na composição de cosméticos. Por esse fato, a classificação mais utilizada atualmente são os prebióticos, onde alguns deles possuem partes de bactérias inativadas para promover ação biológica.
Quer saber mais sobre cosméticos? O convido à acessar o nosso blog! Caso precise de ajuda em formulações de cosméticos entre em contato que sanaremos as suas dores!