Catálisejr

Passos vitais para a produção de Kombucha

Dados apresentados em 2020 pela Global Market Insights indicam que os negócios com a kombucha ultrapassaram 1,8 bilhão de dólares em 2018 e devem crescer mais 16% até 2025. A pesquisa afirma que essa procura crescente acontece porque as pessoas estão mais preocupadas com a saúde, buscando opções naturais, com menos conservantes e de menor impacto ambiental.

A kombucha é uma bebida fermentada consumida há milhares de anos. Ela é produzida a partir de uma colônia de bactérias e leveduras probióticas chamada de scoby (Symbiotic Colony of Bacteria and Yeast, em inglês, ou Colônia Simbiótica de Bactérias e Leveduras).

É possível fazer kombucha em casa, porém, apesar de não ser um processo complexo, requer certos cuidados como limpeza, recipiente adequado de vidro ou cerâmica e local ao abrigo de luz para o processo de fermentação, por exemplo.

Para a produção da kombucha, são necessárias duas etapas:

1)  Primeira fermentação

Nessa etapa, o chá e o açúcar devem ser vertidos em um recipiente com água fervente e deve ficar abafado por alguns minutos. Posteriormente, o chá deve ser filtrado e o líquido adocicado deve ser colocado em um recipiente de vidro ou cerâmica. Quando o líquido estiver frio ou em temperatura ambiente, adiciona-se o scoby. Após essa etapa, tampar com o tecido ou o papel toalha e prender com um elástico em volta do recipiente. Permanecer em repouso e ao abrigo de luz, por pelo menos 10 dias. 

Depois desse tempo, deve-se provar a bebida e, se o líquido já tiver sabor azedinho e levemente adocicado que seja agradável ao paladar, pode ser iniciada a segunda fermentação.

2)  Segunda fermentação

Agora, deve-se retirar o scoby do recipiente e transferir o líquido para uma garrafa. Acrescentar à bebida fermentada açúcar ou mel, frutas processadas em forma de suco ou em pedaços (maçã, melancia, carambola, abacaxi) e especiarias (cravo, canela), o que for de sua preferência. Para realizar o armazenamento da bebida, o recipiente deve ficar bem fechado, para evitar que o gás carbônico saia.

Por fim, coloque as garrafas fechadas em ambiente seco, fresco, longe da luz e deixe-as descansar de 3 a 5 dias. Refrigere antes de consumir.

Apesar de parecer simples, devemos nos atentar em diversos detalhes durante o procedimento, para não afetar a qualidade final da kombucha.

Sua produção de kombucha não está da forma que você gostaria, mesmo realizando os passos acima? Não se desespere, a Catálise Jr pode te ajudar! Entre em contato conosco para que possamos entender melhor suas necessidades.