Catálisejr

O que é um mapa de risco?

Um mapa de risco é uma representação gráfica dos fatores de risco que existem em um local de trabalho a partir da planta desse local. Esse documento fica fixado em locais visíveis da área de trabalho, a fim de indicar onde há mais ou menos riscos e quais são eles.

Para fazer um mapa de risco, é necessário que a empresa ou estabelecimento tenha uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) que fica responsável pela obtenção do mapa, fiscalização dos locais de risco, treinamentos e determinar quais são os equipamentos necessários para preveni-los.

Como fazer?

Para confeccionar o mapa, é levado em consideração quais são os riscos presentes em cada área dentro do espaço a ser mapeado. As classes são diferenciadas em cores, sendo possível de identifica-los com maior facilidade. Dentre eles, existem os riscos:

-Físico (em verde): ruídos, pressão, calor, frio, vibração e radiação.

-Químico (em vermelho): substâncias combustíveis, explosivas, cáusticas, voláteis, corrosivas, nocivas e tóxicas.

-Biológico (em marrom): danos causados por animais, plantas, bactérias, parasitas, fungos e amostras biológicas.

-Ergonômico (em amarelo): movimentos repetitivos, esforço físico,

-Acidentes (em azul): arranjo físico inadequado, equipamento e ferramentas inadequadas, incêndios, eletricidade, explosão, armazenamento incorreto e falta de treinamento.

Para indicar a gravidade dos riscos, são feitos círculos em tamanhos diferentes para identifica-los: risco alto é representado por um círculo grande, quando é médio é representado por um círculo médio e quando é baixo por um círculo pequeno. Dentro desses círculos são colocadas as cores, em seções, para identificar quais são os presentes tipos de risco em determinado local.

Também é necessário o nome do local no mapa, a data de quando foi feito, sua validade e a assinatura do representante da CIPA, juntamente com uma legenda ao lado da planta.

Importância

Existem diversas vantagens em adquirir um mapa de risco, uma dela é a diminuição de acidentes, pois os funcionários estarão cientes dos riscos e possivelmente estarão evitando-os. Quando é implantado o mapa, também é necessário que haja algum tipo de treinamento para conscientizar e capacitar os trabalhadores, para que os mesmos também saibam se comportar quando ocorrer um acidente.

Para que ocorra uma padronização efetiva, é interessante que a empresa ou estabelecimento possua documentos, como Manual de Boas PráticasPOPs (Procedimento Operacional Padrão) para que o trabalho seja completamente otimizado e prevenindo ao máximo os riscos presentes do local de trabalho.