My Blog

O que é um manual de boas práticas?

O Manual de Boas Práticas é um documento informativo que descreve as atividades e os processos produtivos realizados por pessoas físicas ou jurídicas, e a forma correta de fazê-los. Além de explicitar as práticas aplicadas pelo estabelecimento, é necessário, também, incluir informações como, por exemplo, a manutenção e higienização dos equipamentos, o controle de qualidade da água para consumo humano e o controle da higiene e da saúde dos trabalhadores a fim de garantir a qualidade do produto final.

Nesse sentido, para assegurar sua eficiência, esse documento deve ser uma reprodução fiel da realidade. Isto é, a descrição detalhada de toda a rotina de trabalho na empresa a ser analisada, seus documentos e o passo a passo completo de sua produção são conteúdos essenciais.

Qual a sua função?

Um funcionário novo na empresa, a partir da leitura do Manual de Boas Práticas, deve conseguir formar uma ideia concreta de como ela é e de como são suas atividades, seu funcionamento e como é realizado cada processo produtivo.

Apesar da abrangência do conteúdo presente no documento, a legislação entende que alguns assuntos que o compõem, como potabilidade da água, a higienização e saúde do funcionário, o controle de pragas e outras informações são tão importantes que precisam ser mais bem detalhadas, monitoradas e verificadas. Para este detalhamento, deve-se criar um passo a passo, explicar as formas de monitoramento e de verificação e criar um procedimento padronizado, ou seja, redigir POPs (Procedimentos Operacionais Padrão) e incluí-los ao Manual de Boas Práticas para que nenhuma informação importante seja negligenciada.

É importante ressaltar que não existe um modelo universal para esse tipo de registro, ele é personalizado e exclusivo para cada estabelecimento. Trata-se de um documento exigido pela legislação vigente para a regularização tanto de empresas de alimentos e de medicamentos, quanto de ambientes fabris em geral.

Torna-se imprescindível, portanto, que o Manual de Boas Práticas esteja devidamente implantado, atualizado e disponível para consulta, uma vez que, não basta apenas tê-lo, o fundamental é que toda a equipe de funcionários tenha acesso, conheça e aplique seu conteúdo de maneira integral.

Quais são suas vantagens?

Por se tratar de um investimento na gestão da qualidade dos produtos fabricados, o Manual de Boas Práticas auxilia empresas e indústrias a evitar gastos desnecessários, minimizar erros e aperfeiçoar sua produção. Além disso, pode e deve ser utilizado no treinamento de equipes, facilitando e acelerando, assim, a padronização de todos os processos produtivos na empresa.

A Catálise Jr. oferece treinamentos de boas práticas com a emissão de certificados para os funcionários participantes, porém é importante frisar que o Certificado de Boas Práticas de Fabricação é emitido somente pela ANVISA.

Ademais, devido à padronização de processos e a facilidade de detectar erros, é possível, com o amparo do Manual de Boas Práticas, ter mais segurança no trabalho diário, qualidade no produto final e, por consequência, tornar a experiência do cliente mais satisfatória.

Estar em dia com as leis vigentes é fundamental para ganhar relevância e notoriedade entre os consumidores, além de evitar multas indesejáveis por descuido ou desconhecimento.

Tem alguma dúvida sobre como aprimorar o seu processo produtivo e adequá-lo à legislação? Entre em contato conosco para realizar um Manual de Boas Práticas!