A nossa queridinha cerveja faz parte da cultura global e é possível encontrar seus amantes em diversos países, como Bélgica, África do Sul, Irlanda e é claro Brasil. Grande parte dessa fama se dá devido a sua relevância histórica, uma vez que se tem registros de sua fabricação já na civilização mesopotâmica (ou seja, ela existe há, pelo menos, 5000 anos!).
O princípio básico da bebida é a fermentação alcoólica, pela ação das leveduras, de malte da cevada. Entretanto, há uma variação desse processo, e isso leva a existência de diferentes tipos de cerveja.
Há várias receitas pelo mundo, mas as principais têm como ingredientes: malte de cevada, água potável e lúpulo. Pode-se ainda substituir parte da cevada por arroz, trigo, centeio, milho, aveia e sorgo.
Para se ter uma bebida de qualidade, é preciso ter controle adequado de aspectos da produção, como:
contaminações
temperatura
a seleção do microrganismo
a cinética fermentativa
volume de mosto
Entre o cultivo das matérias primas, a produção, a distribuição, a comercialização e o consumo, a cerveja é responsável por 1,6% do PIB do Brasil e 14% da indústria de transformação nacional.
Ainda que o brasileiro seja um grande consumidor desta bebida, a tendência é que a média anual de litros consumidos por habitante cresça mais a cada ano.
Assim como demosntrado, o mercado de cervejaria vem crescendo constantemente e mostra-se cada vez mais como uma área promissora para se investir, criar novos sabores, padronizar seus processos , regulamentar seu estabelecimento e otimizar sua produção .
Você tem interesse em comercializar sua cerveja? Precisa de alguma ajuda com a produção? Já tem um negócio e quer alavancar mais ainda suas vendas?
Entre em contato conosco! A Catálise Jr. possui o auxílio de ótimos professores para possibilitar o seu projeto!