Catálisejr

Mapeamento ajudando a organizar sua empresa

O Mapeamento de Processos é uma metodologia de gestão que promove a identificação da ordem dos pacotes de trabalho que compõem um processo e como essas estão relacionadas.

Assim como o Business Model Canvas, o Mapeamento é uma ferramenta muito importante, pois promove maior organização dos processos da empresa, se destacando por auxiliar em alguns pontos principais:

  • Identificação dos gargalos e oportunidades de melhoria: os gargalos são aqueles pontos do processo que não estão fluindo bem, atrapalhando as próximas entregas, mas podem aparecer muito camuflados no dia a dia de produção, então essa metodologia é importante para auxiliar em sua localização, além de possibilitar um momento de reflexão sobre as estratégias que podem ser usadas para solucioná-los.

  • Empresa mais engajada e produtiva: esse esquema de atividades ajuda na visualização dos processos, e cada funcionário consegue analisar o impacto que suas tarefas têm para o todo.

  • Previsão de custos e aquisições: o mapeamento expõe as entradas e saídas necessárias para a execução, ajudando na estimativa dos gastos com recursos e estrutura e evitando surpresas no . 

  • Padronização das atividades: com o processo documentado, fica muito mais fácil torná-lo homogêneo e capacitar os funcionários.

É necessário identificar a sequência de tarefas que são realizadas na produção, os responsáveis, stakeholders, os recursos relacionados a cada pacote de tarefas, para que tudo fique organizado em um fluxograma visual e fácil de compreender. Aplicado corretamente, ele pode ser um dos instrumentos para que sua empresa mantenha uma Melhoria Contínua, com atividades sendo constantemente aprimoradas.

Mas como aplicar toda essa ideia em meu negócio?

De maneira resumida, é importante seguir alguns passos principais: 

1. Priorizar seus processos para identificar aqueles mais importantes para serem mapeados, pensando na questão dos riscos envolvidos e criticidade. 

2. Agrupar as atividades em um mapa ou fluxograma, com o auxílio dos funcionários da área, para que a representação seja a mais fidedigna possível. 

3. Legitimar o fluxo com a equipe geral. 

4. Desenvolver pequenas otimizações dos processos, com base nos feedbacks de clientes e membros da equipe, atualizando então o documento original. 

5. Monitorar o andamento do processo para analisar mais gargalos da produção. 

Aplicando essa metodologia, o processo produtivo do seu negócio ficará muito mais simplificado. Ela pode ser aplicada em empresas dos mais diversos ramos e portes, pois é muito flexível e se adapta de acordo com cada cenário. 

Interessou-se por essa e outras ferramentas que aumentam a produtividade e organização do seu empreendimento? Entre em contato com a Catálise Jr. para marcarmos uma conversa gratuita e compreender um pouquinho melhor do seu negócio.