Kombucha é uma bebida gaseificada produzida a partir da fermentação do chá da planta Camellia sinensis. Sua produção é feita com a mistura do chá juntamente a um líquido chamado SCOBY. A bebida precisa de rotulagem nutricional obrigatória contendo seus ingredientes e especificando se apresenta teor alcoólico, para, assim, garantir ao consumidor quais ingredientes estão presentes no produto e também, para ficar de acordo com os regimentos para a regulamentação da kombucha perante a ANVISA e o MAPA.
Ingredientes
Em sua lista de ingredientes, podemos dividi-los entre dois tipos: os obrigatórios e os opcionais. A diferença de um chá feito apenas com os obrigatórios para um feito com a introdução dos opcionais, é que o primeiro se chamará “Kombucha original” e o segundo apenas “Kombucha”.
Na sua lista de ingredientes obrigatórios, encontra-se:
-Água potável;
-Infusão ou extrato aquoso de Camellia sinensis ;
-Açúcares;
-Cultura simbiótica de bactérias e leveduras (SCOBY) adequada para fermentação alcoólica e acética, bem como para consumo.
Em seus ingredientes opcionais estão:
-Infusão de espécies vegetais em água ou seus extratos;
-Frutas;
-Vegetais;
-Especiarias;
-Mel;
-Melado e outros açúcares de origem vegetal;
-Gás carbônico industrialmente puro;
-Vitaminas, fibras, sais minerais e outros nutrientes;
-Novos ingredientes aprovados pela Anvisa;
-Aditivos aromatizantes naturais e corantes naturais autorizados pela Anvisa.
O chá pode ou não apresentar teor alcoólico, mas deve seguir algumas regras. Se a bebida apresentar acima de 0,5% de volume de álcool, então é necessário informar que existe um teor alcoólico e sua quantidade. Porém, se essa quantidade for até 0,05%, pode-se declarar uma bebida que tem um teor de zero % de álcool.
Proibições
Existem alguns ingredientes que não podem estar na Kombucha segundo sua instrução normativa, entre eles estão:
-Contaminantes microbiológicos em concentração acima do limite estabelecido;
-Resíduo de agrotóxico não autorizado ou em concentração superior ao autorizado para fruta ou vegetal empregado como matéria-prima na produção da Kombucha, calculado em função da proporção de fruta ou vegetal utilizado;
-Qualquer contaminante orgânico ou inorgânico em concentração superior aos limites estabelecidos;
-Qualquer substância em quantidade que possa se tornar nociva para seres humanos;
-Adição de qualquer ingrediente não permitido em legislação específica da ANVISA ou que possa ser utilizado para adulteração do produto;
-Adição de ácidos voláteis, sintéticos ou de fontes exógenas, que não sejam provenientes exclusivamente do processo fermentativo dos insumos;
-Utilização de recipientes e embalagens tipo conta-gotas, spray, ampolas, ou outros que caracterizem como produtos similares àqueles de uso farmacêutico, medicamentoso ou terapêutico.
Produção
Existem alguns processos tecnológicos adequados que podem ser utilizados na produção da Kombucha, como a filtração, ultracentrifugação, pasteurização, entre outros. No caso da pasteurização, é necessário que seja informado em seu rótulo que a bebida passou por esse processo específico.
Tem interesse em adicionar a rotulagem nutricional na sua kombucha? Entre em contato conosco, podemos te ajudar!