Catálise Jr




Case de Sucesso: Vida & Verde



Entendendo a Dor do Cliente

A cliente Rúbia é uma microempreendedora do ramo de cosméticos, que produz produtos personalizados para os seus clientes próximos à região de Salesópolis-SP, tendo seu primeiro contato com a Catálise Jr. no ano de 2020, quando estava buscando expandir seu negócio e oferecer aos seus consumidores produtos com maior qualidade e melhor custo-benefício. Foram realizados três procedimentos operacionais padrão (POPs), três rotulagens dos cosméticos selecionados pela cliente e uma consultoria de regulamentação, executados por 5 membros da Coordenadoria de Projetos em Farmácia, contando com todo o auxílio de professores doutores da universidade. Após essa primeira experiência com a Catálise, a cliente retornou no ano de 2021, buscando mais uma consultoria, dessa vez, para o melhoramento de três fórmulas cosméticas.

Rotulagem 

A rotulagem tem como objetivo fornecer informações indispensáveis que devem estar presentes nos rótulos de produtos cosméticos. Os cosméticos selecionados pela cliente foram: desodorante em creme, hidratante facial para peles maduras, shampoo sólido para oleosidade e fortalecimento. No PDF entregue para a cliente, haviam informações pertinentes às rotulagens dos três produtos, incluindo regras, definições, considerações, assim como um modelo teórico de rótulo.

Procedimento Operacional Padrão (POP)

O procedimento operacional padrão é um documento organizacional que traduz o planejamento do trabalho a ser executado, detalhando todas as medidas necessárias para a execução de uma tarefa, ou seja, são um conjunto de instruções de uma atividade pertinente à uma empresa. A cliente recebeu um POP para cada um dos cosméticos selecionados, com informações minuciosas acerca do preparo dos mesmos.    

Auxílio de Registro do Estabelecimento

Após o término e satisfação do cliente nessas duas etapas, foi iniciado a consultoria de auxílio na regulamentação da empresa Vida & Verde ao município de Salesópolis-SP e aos órgãos fiscalizadores do estado de São Paulo. Com base nas informações fornecidas pela cliente, foi realizada a análise dos passos necessários a serem seguidos para a regulamentação da empresa, do local, da disposição dos equipamentos e dos processos utilizados

A consultoria de regulamentação é feita com base no estado legal em que a empresa se encontra, no espaço físico da área de produção e no processo de fabricação utilizado. A Licença Sanitária, feita pelos órgãos de saúde competentes dos Estados e Municípios, contém a permissão para o funcionamento de locais que desenvolvam determinadas atividades estipuladas pela Lei nº 6.360, de 1976, dentre elas, a produção de cosméticos. É um documento muito importante, pois atesta que o estabelecimento possui as condições físicas, estruturais, operacionais e higiênico-sanitárias para desenvolver suas atividades.

Para obtenção da Licença Sanitária, deve-se providenciar os seguintes documentos:

  • Alvará da Prefeitura do Município onde deverá estar indicado o objetivo da empresa;
  • Planta/projeto arquitetônico para aprovação do prédio (planta baixa, de situação e de corte), de acordo com a norma ABNT e legislação específica de cada Estado/Município;
  • Licença ambiental (verificar junto ao órgão correspondente em cada Estado ou Município);
  • Licença do Corpo de Bombeiros ou Auto de Vistoria, ou outro documento conforme órgão específico de cada Estado.

No projeto de auxílio, ofereceu-se orientações personalizadas sobre como obter esses documentos levando em consideração as especificidades do local em que a cliente se encontrava. 

Melhoramento de fórmula

O melhoramento de fórmula tem como objetivo melhorar aspectos indesejados em uma formulação já existente. Caso queira melhorar o sensorial, ou aumentar a durabilidade do produto, determinadas matérias primas podem ser adicionadas ou ter suas quantidades alteradas, para se obter o aspecto final desejado. Foi feito o melhoramento de 3 formulações, sendo elas hidratante facial, sabonete líquido e tônico facial. No projeto entregue à cliente, havia informações referentes a técnica de preparo extremamente detalhada de cada formulação, informações referentes às características físico químicas de cada matéria prima utilizada, informações de funcionalidade, vantagens, preços e tabelas informativas. 

Resultados

O primeiro projeto teve duração de 5 semanas, já o segundo, 9 semanas, sendo ambos realizados sempre com muita transparência, comunicação e se atentando às dores da cliente. Sabíamos que tínhamos dado o nosso melhor para a realização desse projeto desafiador para a EJ e o feedback final da Rúbia foi capaz de nos comprovar isso:

“Eu descobri que queria trabalhar com cosméticos naturais no curso de estética e cosmetologia. Estudo bastante desde então para oferecer os melhores resultados possíveis, mas me faltava saber como colocar em prática as ideias regularizando para crescer como um negócio.

A Catálise me ajudou muito nesse sentido, foram várias etapas, reuniões, conversas e todo mundo muito solícito. Todas as minhas dúvidas foram sanadas, tenho um norte para seguir com meu projeto e tudo isso por um preço que pude pagar.”

LEIA TAMBÉM: