Catálisejr

Produção de kombucha: 3 impasses e como evitá-los<

A iniciativa da produção de kombucha vem se tornando cada vez mais recorrente  dentro do mercado brasileiro, de forma que as pesquisas sobre como iniciar e proceder a partir da decisão de desenvolver tal produção estão entre um dos temas mais citados nos sites de pesquisa. 

Essa recorrência tem sido realidade devido às inúmeras vantagens que a produção de kombucha carrega, as quais são:

  • Trata-se de um produto com características naturais, o que está sendo cada vez mais exaltado no mercado;

  • A escala de produção da kombucha pode acompanhar a necessidade de cada produtor;

  • O custo de produção não é alto, uma vez que pode variar muito de acordo com os diversos ingredientes e formas das quais a kombucha pode ser produzida.

Em contrapartida, existem alguns contratempos que costumam ocorrer de forma relativamente frequente entre produtores de kombucha, esses impasses podem ser responsáveis por prejudicar a produção e também a boa recepção do produto pelos consumidores. 

Os três principais contratempos encontrados são:

  • Contaminação do scoby: O scoby, cultura simbiótica de bactérias e leveduras que será usado na fermentação e produção da kombucha, pode se apresentar contaminado quando o pH da bebida não se apresentar ácido o bastante, potencializando a proliferação de microorganismos indesejáveis, ou quando o scoby for manipulado sem a higienização necessária;

  • Bebida avinagrada: Está relacionada com o tempo de fermentação. Normalmente ocorre porque o produtor excede o tempo de fermentação da kombucha, o que acaba trazendo um sabor avinagrado para a bebida;

  • Pouco ou muito gás: A bebida com pouco gás pode significar que a produção a partir da cultura simbiótica de bactérias e leveduras não está sendo totalmente eficaz como deveria; já a com muito gás pode indicar que há um tempo excessivo de permanência da kombucha na segunda fermentação, o que pode diminuir a qualidade do produto e também desencadear algumas espécies de pequenas “explosões”, intensificadas pela quantidade de gás.

 A fim de evitar tais contratempos e outros que possam aparecer, além de valorizar o trabalho do produtor, a Catálise Jr. oferece as ferramentas necessárias para adequar, a partir de um manual de boas práticas, regularizar ou até mesmo iniciar sua produção de kombucha! Se identificou? Entre em contato conosco e agende uma reunião diagnóstica!